quinta-feira, 10 de abril de 2008

Botafogo - Anos 60


O Botafogo reuniu na década de 60 uma fortíssima equipe, que chegou a ceder a maioria de seus integrantes para a seleção brasileira. Entre eles, podemos citar o goleiro Manga, Nilton Santos, a “Enciclopédia”, o lateral esquerdo Rildo, Didi, o fabuloso Garrincha, Amarildo, Quarentinha e Zagalo. Este timaço marcou a fase de ouro do Botafogo, a década de 60. Esta equipe foi bicampeã estadual (61/62) e campeã do Torneio Rio-S. Paulo. Fato pitoresco: em 62, Gerson, então jogando pelo Flamengo, ficou encarregado de marcar Garrincha. Resultado: levou um passeio inesquecível do ponta. Gérson, depois disso, resolveu ir jogar no Botafogo. Novos craques haviam surgido nessa época, como Jairzinho, Rogério, Leônidas, Roberto Miranda e Paulo César Cajú. Estava formado outro grande time e, como consequência, novas conquistas como mais um bicampeonato carioca (67/68) e o campeonato brasileiro. O Botafogo era quase uma seleção nacional, tanto que, com a camisa canarinho, goleou a seleção argentina em um amistoso por 4x1, reforçado por alguns poucos jogadores do Vasco e do Fluminense.

Principais títulos: Campeão carioca (61, 62, 67 e 68); Torneio Rio–S. Paulo (62 e 64) e Campeão brasileiro. Com o nome "Taça Brasil" (68).

Jogadores: Manga (Cao), Chicão (Joel, Moreira), Zé Maria (Leônidas), Nilton Santos (Moisés) e Rildo (Valtencir); Aírton (Carlos Roberto), Didi (Gérson) e Amarildo (Jairzinho); Garrincha (Rogério), Quarentinha (Roberto Miranda) e Zagalo (Paulo César Cajú).

Grandes craques: Garrincha, Nilton Santos, Didi, Amarildo, Gérson, Jairzinho, Manga e Quarentinha.



O blog entra no ar com a descrição de uma grande era.

*OBS: Texto tirado de pequisas feitas no site de buscas Google.

0 comentários: