quarta-feira, 30 de abril de 2008

Botafogo: Campeão do Torneio de Paris em 1963


Torneio de Paris (Intercontinental) – 1963

O Anderlecht da Bélgica teve a dura missão de encarrar um Botafogo com Garrincha, Nilton Santos etc.


Partidas realizadas pelo Botafogo neste torneio.
Datas e os autores dos gols do Glorioso.

11 / 06 – 1 x 0 Anderlecht-BÉL
Gol: Amarildo.

13 / 06 – 3 x 2 Racing de Paris-FRA
Gols: Quarentinha, Jair Bala e Amarildo.

COLOCAÇÃO PG
1° Botafogo (campeão) 4
2° Racing de Paris (vice) 2
3° Anderlecht 2
4° Ujpest Dozsa 0

*Uma vitoria, tinha o valor de 2 pts.

Botafogo: Manga, Paulistinha, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Ayrton e
Zagallo; Garrincha, Jair Bala, Amarildo e Quarentinha. Técnico: Danilo
Alvim.



O Torneio de Paris, apesar de não ter sido oficial. Teve grande prestigio, sobretudo no final dos anos 50 até o começo dos anos 60.





Criado na França, com o objetivo de organizar um torneio internacional de clubes anual, preenchendo a lacuna de um gênero de torneio, que FIFA não promovia, pois "mundial" só de nações havia.
Ele nasceu em 1957, com a presença de clubes sul-americanos e europeus. Gerando belos confrontos.

*A última edição do torneio aconteceu em 1993. (Mas já não tinha o mesmo prestigio de antes.)

Antes, em sua época de ouro. Era o Mundial Inter Clubes da Época, contava com os melhores times do mundo. Obviamente o Fogão estava lá !

terça-feira, 29 de abril de 2008

Flamengo x Botafogo - Torneios sulamericanos


Algumas comparações de torneios sul-americanos.
Isso é relativo, em títulos o Flamengo tem mais. Só que nunca dizem que a Libertadores, título mais importante do Flamengo foi ganha com a ajuda de José Roberto Wright, na partida entre Atlético-MG x Flamengo em 1981 nas semi finais.



Também falar sobre o nível técnico das equipes participantes, é importante.
Vamos comparar as finais de alguns torneios que ambas as equipes conquistaram.


Flamengo x Cobreloa - Libertadores 1981
Botafogo x Peñarol - Copa Conmebol - 1993 (Botafogo Campeão)
Flamengo x Palmeiras - Copa Mercosul - 1999 (Flamengo Campeão)

__

Além de ser ROUBADA, veja que outros torneios como a Copa Conmebol e Mercosul foram com finais mais importantes e de equipes de maior expressão, hoje se equivalem a Copa Sul-americana.


Lembrando...
Copa Conmebol era a versão sul-americana do torneio europeu Copa da UEFA, ambas tinham o nome das confederações, que depois passou a se chamar Copa Mercosul e atualmente é Copa Sul-americana.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Botafogo/BRA x Juventus/ITA - Troféu Tereza Herrera


Na primeira partida da competição o Botafogo venceu o Deportivo LaCoruña por 2 a 1; já a Juventus aplicou uma goleada de 6 a 0 sobre o Ajax da Holanda. Ambos passaram à final com estes resultados.
Naquele ano, a Juventus se sagrou campeã européia.
Túlio Maravilha foi o artilheiro do Bota na competição com 4 gols.

Botafogo 4 x 4 Juventus - Botafogo campeão do Troféu Tereza Herrera em 1996 !
O Troféu Teresa Herrera é um dos torneios mais populares do mundo, por causa da grandiosidade dos clubes que o disputam. Com uma final como foi Botafogo x Juventus, pode-se perceber o tamanho, né ?



COLOCAÇÃO PG
1° Botafogo/BRA (campeão) 5
2° Juventus/ITA (vice) 4
3° Deportivo La Coruña/ESP 3
4° Ajax/HOL 0

O Campeão Brasileiro venceu de 1995, venceu uma potencia da Europa !


Botafogo -- Wágner, Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Grotto e Jefferson; Souza, Otacílio, Marcelo Alves (Marcos Aurélio, aos 90') e França (Zé Carlos, aos 87'); Sorato (Mauricinho, aos 56') e Túlio Maravilha. Técnico: Ricardo Barreto.

Juventus -- Peruzzi, Ferrara, Torricelli, Porrini e Montero; Jugovic, Di Livio e Dechamps; Vieri (Boksic, 2° tempo), Del Piero (Amoruso, aos 45') e Padovano (Ametrano, aos 45'). Técnico: Marcelo Lippi.

Gols -- Vieri, aos 23' (1° tempo); Túlio Maravilha, aos 49', Amoruso, aos 73', França, aos 75' (2° tempo); Amoruso, aos 93', Túlio Maravilha, aos 110', Amoruso, aos 117' e Túlio Maravilha, aos 120' (prorrogação).

Pênaltis -- Botafogo, 3 (três): Jefferson para Peruzzi, Wilson Goiano gol, Wilson Gottardo gol e Souza gol; Juventus, 0 (zero): Amoruso p/ Wágner, Di Livio p/ Wágner e Jugovic p/ fora.

Botafogo - Anos 60


O Botafogo reuniu na década de 60 uma fortíssima equipe, que chegou a ceder a maioria de seus integrantes para a seleção brasileira. Entre eles, podemos citar o goleiro Manga, Nilton Santos, a “Enciclopédia”, o lateral esquerdo Rildo, Didi, o fabuloso Garrincha, Amarildo, Quarentinha e Zagalo. Este timaço marcou a fase de ouro do Botafogo, a década de 60. Esta equipe foi bicampeã estadual (61/62) e campeã do Torneio Rio-S. Paulo. Fato pitoresco: em 62, Gerson, então jogando pelo Flamengo, ficou encarregado de marcar Garrincha. Resultado: levou um passeio inesquecível do ponta. Gérson, depois disso, resolveu ir jogar no Botafogo. Novos craques haviam surgido nessa época, como Jairzinho, Rogério, Leônidas, Roberto Miranda e Paulo César Cajú. Estava formado outro grande time e, como consequência, novas conquistas como mais um bicampeonato carioca (67/68) e o campeonato brasileiro. O Botafogo era quase uma seleção nacional, tanto que, com a camisa canarinho, goleou a seleção argentina em um amistoso por 4x1, reforçado por alguns poucos jogadores do Vasco e do Fluminense.

Principais títulos: Campeão carioca (61, 62, 67 e 68); Torneio Rio–S. Paulo (62 e 64) e Campeão brasileiro. Com o nome "Taça Brasil" (68).

Jogadores: Manga (Cao), Chicão (Joel, Moreira), Zé Maria (Leônidas), Nilton Santos (Moisés) e Rildo (Valtencir); Aírton (Carlos Roberto), Didi (Gérson) e Amarildo (Jairzinho); Garrincha (Rogério), Quarentinha (Roberto Miranda) e Zagalo (Paulo César Cajú).

Grandes craques: Garrincha, Nilton Santos, Didi, Amarildo, Gérson, Jairzinho, Manga e Quarentinha.



O blog entra no ar com a descrição de uma grande era.

*OBS: Texto tirado de pequisas feitas no site de buscas Google.