quarta-feira, 30 de abril de 2008

Botafogo: Campeão do Torneio de Paris em 1963


Torneio de Paris (Intercontinental) – 1963

O Anderlecht da Bélgica teve a dura missão de encarrar um Botafogo com Garrincha, Nilton Santos etc.


Partidas realizadas pelo Botafogo neste torneio.
Datas e os autores dos gols do Glorioso.

11 / 06 – 1 x 0 Anderlecht-BÉL
Gol: Amarildo.

13 / 06 – 3 x 2 Racing de Paris-FRA
Gols: Quarentinha, Jair Bala e Amarildo.

COLOCAÇÃO PG
1° Botafogo (campeão) 4
2° Racing de Paris (vice) 2
3° Anderlecht 2
4° Ujpest Dozsa 0

*Uma vitoria, tinha o valor de 2 pts.

Botafogo: Manga, Paulistinha, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Ayrton e
Zagallo; Garrincha, Jair Bala, Amarildo e Quarentinha. Técnico: Danilo
Alvim.



O Torneio de Paris, apesar de não ter sido oficial. Teve grande prestigio, sobretudo no final dos anos 50 até o começo dos anos 60.





Criado na França, com o objetivo de organizar um torneio internacional de clubes anual, preenchendo a lacuna de um gênero de torneio, que FIFA não promovia, pois "mundial" só de nações havia.
Ele nasceu em 1957, com a presença de clubes sul-americanos e europeus. Gerando belos confrontos.

*A última edição do torneio aconteceu em 1993. (Mas já não tinha o mesmo prestigio de antes.)

Antes, em sua época de ouro. Era o Mundial Inter Clubes da Época, contava com os melhores times do mundo. Obviamente o Fogão estava lá !

7 comentários:

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

MUNDIAL INTERCLUBES, ME FAÇA RIR

AOSKAOSKAOSKOASKOAKSOASKOAKSOAKS

FLUMINENSE TEM 2 DESSAS TACINHAS AÊ

Fernando disse...

Existe um grande Diferença entre o Torneio Internacional de Paris, criado para ser o grande evento do calendário mundial,e que era considerado como o mundial de clubes da epoca,mesmo pq a ultima edição da pequena taça do mundo de clubes foi realizado em 1957,por tanto dai a necessidade de existir uma competição de nivel mundial,e com os maiores clubes do mundo que foi disputado entre 1957 e 1966 e o torneio Internacional amistoso de Paris que Fluminense e Atletico-Mg venceram,e foi disputado de 1973 até 1993,pois até 1960 não existia mundial de clubes nem Libertadores até a criação da Conmebol em 1960,mesmo depois da criação da Copa Intercontinental que o Santos venceu,a maioria dos clubes Europeus, desistia de disputar a final por problemas de calendários,por tanto na maiorida das vezes de 1960 até 1979 quem disputava a Final era o vice da Copa dos campeões da UEFA contra,o campeão da Libertadores,por tanto se falar que o Fluminense é Campeão Mundial atraves da Copa Rio Intercontinental,acredito e assino em baixo visto que em 1952 não existia Mundial,nem Copa dos Campeões da UEFA muito menos Libertadores,por tanto de 1951 até 1966 foram realizados Torneios Internacionais de Nivel Mundial,como Copa Rio Interclubes,Pequena Taça do Mundo(Mundialito de Clubes),Torneio Internacional de Paris de 1957 até 1966,Torneio Quadrangular do Rio de Janeiro de 1954,Quadrangular Internacional do Rio de Janeiro de 1954,Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer de 1953,Copa Intercontinental,Copa Toyota,todas elas considero como Mundiais de clubes.

mesmo pq foram realizadas em epocas onde o mundial da FIFA,não existia ainda.

Anônimo disse...

florminense tem??????kkkkkkkkkkkkkkk
da até graça , esse timinho de serie c,só tem carioca só e mais nd.

Anônimo disse...

[url=http://seoservicemarket.com]seo service[/url]

ali reslan disse...

gostaria de saber se a foto desse trofeu que esta ai no blog, é a foto do trofeu que era dado ao campeao do torneio de paris.saudaçoes alvinegras!

ali reslan disse...

esse babaca e ignorante desse torcedor anonimo do fluminense, deveria procurar saber o significado do torneio de Paris antes de dar rizadas,e dizer que o fluminenC, tem 2 tacinhas dessa aí,seu idiota vá na wikipedia e pesquise sobre esse torneio, se voce tem duvidas que era o mundial de clubes da epoca, seu mané.

Anônimo disse...

er
a